Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Golpe Científico
Início do conteúdo da página

Golpe Científico

Publicado: Quarta, 25 Setembro 2024 09:36

golpe_cientifico_banner_portal.png

 

Já ouviu falar em 'golpe científico'?

Provavelmente, se você já apresentou seu trabalho em algum evento acadêmico, já recebeu um e-mail de uma revista, aparentemente científica, com um convite para publicar seu paper. O e-mail, muitas vezes bastante formal e com um belo template, elogia sua pesquisa e completa dizendo que para publicar basta você realizar um pagamento, às vezes, em reais ou dólares. Cuidado! Trata-se de um golpe científico. 

Essas revistas, chamadas predatórias, estão sendo mapeadas, com o apoio da comunidade científica, pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), e coloca a comunidade científica em alerta devido aos prejuízos que causam junto à sociedade civil e a você, pesquisador. 

Tais revistas, por não possuírem credibilidade científica, não irão te agregar prestígio ou favorecer a divulgação da sua pesquisa, ao contrário, seu trabalho poderá ser associado a um periódico descredibilizado pelos demais pesquisadores; e elas não se incomodam com isso, pois o objetivo central é lucrar vendendo um produto falso. Mas, além disso, as iniciativas atuais para entender essa nova modalidade de golpe apontam também que, além do falso prestígio, elas promovem fake news. Isso porque não tem como critério a avaliação da pesquisa por outros pesquisadores (chamada avaliação por pares), ou qualquer outro critério de validação do que estão publicando: pagou, publicou!

Para ajudar pesquisadores a não caírem nesse golpe, diversas ações já estão sendo encaminhadas pelo Ibict, pelo governo federal através da Qualis-Capes e por iniciativas individuais, como a do bibliotecário americano Jeffrey Beall, com a lista de periódicos predatórios de acesso aberto. Fique atento! E, uma vez que contra a fake news devemos todos agir prontamente, saiba como reconhecer notícias falsas com a ajuda de ferramentas digitais, tais como: Aos FatosBoatosFato ou FakeDetector de fake news

Saiba mais sobre as revistas predatórias e como se prevenir desse golpe através das referências abaixo:

JORNAL DA USP. Golpe científico: os perigos por trás das revistas predatórias.22/08/2023. Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/golpe-cientifico-os-perigos-por-tras-das-revistas-predatorias/. Acesso em: 07/02/2024. 

PESQUISA FAPESP. O perigo de publicar em revistas predatórias. nov/2016. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/o-perigo-de-publicar-em-revistas-predatorias/

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página