Ficha catalográfica
O Sistema de Bibliotecas da UFABC disponibiliza gratuitamente o serviço de elaboração de ficha catalográfica destinado a autores de trabalhos acadêmicos e demais produções da instituição.
A ficha catalográfica na fonte é um elemento obrigatório segundo a norma ABNT NBR 14724/2011 (Trabalhos acadêmicos - Apresentação) e é elaborada de acordo com as normas internacionais da segunda edição do Código de Catalogação Anglo-Americano (Anglo-American Cataloging Rules – AACR2). Ela contém as informações para identificação bibliográfica da publicação, como autoria, título, local de publicação, editora, ano de publicação, ISBN/ISSN e assuntos, devendo ser apresentada no verso da folha de rosto.
LIVROS
Para a elaboração da ficha catalográfica de livros, são necessários ou o arquivo completo do trabalho, ou os seguintes elementos: folha de rosto, resumo, palavras-chave, sumário, quantidade total de páginas do livro. O formato preferencial do arquivo é PDF. As informações devem ser enviadas para apenas uma das unidades de biblioteca. O pedido é atendido em até 2 dias úteis.
Unidade Santo André:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Unidade São Bernardo do Campo:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
TRABALHOS ACADÊMICOS
Para a ficha catalográfica que deve constar nos trabalhos acadêmicos exigidos como requisito parcial ou total para conclusão de cursos da UFABC (Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias de Especialização, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado), acesse e preencha o formulário eletrônico. Por meio desse formulário, a ficha será gerada automaticamente. Caso haja dúvidas com relação ao preenchimento do formulário, consulte as instruções abaixo.
INSTRUÇÕES PARA O PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ELETRÔNICO
Digite aparte inicial do nome do responsável intelectual da obra (quem escreveu o trabalho). No caso de trabalhos acadêmicos a autoria é do aluno. Digite apenas as letras iniciais em maiúsculo.
Digite apenas o último sobrenome do autor:
Ex.: André Antunes Souza (André Antunes = prenome; Souza = sobrenome);
Acrescente a indicação de parentesco, quando for o caso:
Ex.: José Ribeiro da Silva Júnior (José Ribeiro da = prenome; Silva Júnior = sobrenome);
Ex. (sobrenome composto): Rafael Gonçalves do Espírito Santo (Rafael Gonçalves = prenome; Espírito Santo = sobrenome).
Obs: caso haja mais de um autor, basta clicar em “Adicionar”.
Digite o título do trabalho como aparece na folha de rosto. Apenas a primeira letra deve ser maiúscula (exceção para os casos de nomes próprios) e, caso haja subtítulo, separe-o do título utilizando o sinal gráfico dois pontos ( : ).
Ex.: Experiência do pensamento: ensaios sobre a obra de Merleau-Ponty.
Selecione o tipo de trabalho produzido:
Selecione o curso ou o programa de pós-graduação para o qual o trabalho será defendido.
Caso não conste na lista já existente, clique em “Clique aqui se sua opção não estiver na lista” e insira o nome seguindo o padrão dos já apresentados:
Ex.: Programa de Pós-Graduação em Biosistemas; Bacharelado em Ciências Biológicas; Licenciatura em Ciências Biológicas; Especialização em Gestão Pública.
Digite o prenome do orientador do trabalho conforme as orientações apresentadas em Prenome do autor.
Digite o último sobrenome do orientador do trabalho conforme as orientações apresentadas em Sobrenome do autor.
Obs: assinale as opções de gênero para que o programa faça a distinção ao colocar essa função no corpo da ficha catalográfica.
Caso o trabalho tenha um coorientador basta clicar em “Adicionar”. E preencher exatamente como no caso do orientador.
Atenção:
Os membros da banca não são apresentados na ficha catalográfica!
Registre ou selecione o ano em que o trabalho foi defendido e entregue.
Registre ou selecione o total de páginas do trabalho.
Registre ouselecione a cidade em que o curso para o qual o trabalho foi defendido é ministrado.
Selecione apenas se o trabalho possuir ilustrações (por ilustrações, entenda: desenhos, fotografias, gráficos, tabelas, fórmulas, etc.).
Registre palavras ou expressões que representem o tema do trabalho. Ex.: Educação Física; Botânica.
Selecione a fonte que deseja que utilizar na ficha (arial ou times new roman). Dê preferência a que fique mais próxima da fonte utilizada no trabalho.
Selecione o tamanho da fonte.
Selecione o formato preferencial para geração do arquivo.
Selecione se deseja exibir ou baixar a ficha.
Ao clicar em “Gerar Ficha” o programa gera a ficha catalográfica em nova janela.
Se por algum motivo a desejar alterar os dados é só retornar a janela do formulário, fazer as alterações e mandar gerar ficha novamente.
Atenção:
Os dados da ficha não ficam armazenados para uso posterior.
CRÉDITOS
O Sistema de Geração de Ficha Catalográfica foi desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da UFABC com apoio do ICMC/USP.
--
REFERÊNCIAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Sistema de Bibliotecas. Diretrizes para Elaboração da Ficha de Identificação da Obra. Disponível em: <http://portalbu.ufsc.br/ficha/>. Acesso em: 31 jul. 2014.
CRISTIANINI , Gláucia Maria Saia; MORAES, Juliana de Souza; CASTRO , Maria Alice Soares de.Sistema para geração automática de ficha catalográfica para teses e dissertações: mais autonomia para o usuário. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERISTÁRIAS, 17., 2010, Rio de Janeiro. Anais . 2010. Disponível em: <http://www.gapcongressos.com.br/eventos/z0070/trabalhos/final_293.pdf .>. Acesso em: 13 maio 2011
Redes Sociais