Ibict/MCTI lança pesquisa para mapear práticas de revistas predatórias
As revistas predatórias são conhecidas por compartilharem informações falsas ou enganosas, por não utilizarem boas práticas editoriais e por faltar com a transparência em seus processos de avaliação e editoração, tudo isso visando interesses financeiros. Uma das características mais marcantes deste tipo de revista é a cobrança de taxas de publicação e o envio constante de e-mails aos pesquisadores convidando-os a publicarem artigos mediante pagamento.
Com o intuito de identificar revistas que exercem estas práticas, que se apresentam como indícios para identificação de revistas predatórias, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) está realizando uma pesquisa junto à comunidade científica para coletar dados sobre essas revistas.
Caso você tenha recebido comunicação de algum periódico exercendo tal prática, comunique através do formulário, clicando aqui.
O Ibict informa que este formulário não colhe qualquer tipo de informação pessoal e que todos os dados aqui coletados terão destinação estritamente científica. Nenhum dado dos respondentes será computado na pesquisa.
Caso conheça e/ou tenha recebido e-mail de revistas com as práticas citadas, compartilhe conosco!
Se preferir, basta encaminhar o e-mail recebido para o seguinte endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Registrado em:
Notícias
Redes Sociais