Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Contribuição do Ibict para a promoção do Acesso Aberto e da Ciência aberta: análise de suas infraestrutura
Início do conteúdo da página

Contribuição do Ibict para a promoção do Acesso Aberto e da Ciência aberta: análise de suas infraestrutura

Publicado: Segunda, 29 Abril 2024 17:14

O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), desde o início dos anos 2000, vem criando infraestruturas, projetos e ações que visam concretizar os preceitos defendidos pelo Acesso Aberto e pela Ciência Aberta.

Por meio de uma investigação documental, pesquisadores do Instituto indicam e descrevem essas ações, projetos e infraestruturas que destacam o Brasil no cenário internacional.

O resultado da pesquisa foi publicado em número especial sobre Ciência Aberta de revista científica colombiana.

Para ler o artigo na íntegra basta acessar o link:  https://doi.org/10.14483/23448350.20924

 

 

 

 

Historicamente, a comunicação científica se encontrava dominada por uma lógica mercadológica em que oligopólios de editoras científicas comerciais cobravam altas taxas para que os pesquisadores pudessem ter acesso às publicações científicas de seus pares. Dada a insustentabilidade desse mercado por parte da comunidade científica, surge, de início, o Movimento de Acesso Aberto e, mais recentemente e com novas contribuições, a Ciência Aberta. Ante tal contexto e ciente das competências para as quais foi instituído, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) passou a criar infraestruturas, projetos e ações visando à consecução dos preceitos defendidos pelos Movimentos supracitados.

El protagonismo del Instituto se remonta a la década de 1950, cuando se creó el entonces Instituto Brasileño de Bibliografía y Documentación (IBBD) para ser un centro bibliográfico nacional. Bajo esta concepción, la actuación del Instituto se centró en la creación de importantes servicios bibliográficos nacionales, tales como el Catálogo Colectivo Nacional de Publicaciones Seriadas (CCN) y el Programa de Conmutación Bibliográfica (Comut). Desde entonces, el Ibict se ha destacado como un órgano de vanguardia en temas bibliográficos y de comunicación científica, por lo que es reconocido nacional e internacionalmente.

O objetivo deste trabalho é indicar e descrever as ações, projetos e infraestruturas de comunicação científica criadas e coordenadas pelo Ibict no contexto do Acesso Aberto e da Ciência Aberta. Caracteriza-se este artigo por pesquisa documental de abordagem qualitativa. Uma vez que, desenvolveu-se análises a partir dos mais variados tipos de fontes. Desde o início dos anos 2000 o Ibict vem atuando firmemente na construção de infraestruturas necessárias para promover o Acesso Aberto e, em uma conjuntura mais recente, a Ciência Aberta. Esse esforço está refletido na apresentação das 14 ações, projetos e infraestruturas que foram criadas e coordenadas pelo ou em parceria com o Instituto. As infraestruturas apresentadas denotam o esforço empreendido pelo Ibict para promover a comunicação científica de maneira aberta e transparente. Complementares entre si, tais infraestruturas são capazes de criar um arcabouço nacional em prol dos pilares do Acesso Aberto e da Ciência Aberta, evidenciando o Brasil no cenário internacional.

 

 

 

ibict

 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página