Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > CAPES publica regras para pagamento de artigos científicos
Início do conteúdo da página

CAPES publica regras para pagamento de artigos científicos

Publicado: Segunda, 06 Maio 2024 11:10

 

DISSEMINAÇÃO

Taxas serão pagas somente nos casos de publicações em acesso aberto nos acordos transformativos com as editoras

 

A CAPES publicou na última terça-feira, 30 de abril, a Portaria n° 120/2024, que define as regras de pagamento de Taxas de Processamento de Artigo (Article Processing Charges – APC, sigla em inglês) para publicações em acesso aberto. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica (Padict), criado em dezembro do ano passado , através da Portaria n° 275/2023.

O pagamento das taxas de processamento para publicação dos artigos científicos acontece a partir de contratos assinados pela CAPES com  editoras científicas internacionais. Não haverá repasse de recursos de forma individual diretamente para o pesquisador. De acordo com a portaria, o APC tem como objetivo dar visibilidade e promover o acesso à produção científica e tecnológica nacional, além de assegurar a igualdade de oportunidades entre cientistas e garantir a divulgação de pesquisa de qualidade realizada no Brasil.

A Coordenação-Geral do Portal de Periódicos e Informação Científica da Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES será responsável por avaliar e definir as instituições participantes, as editoras, os periódicos e os anais de eventos científicos nos quais poderão ser custeadas as APC. As instituições participantes serão responsáveis por autenticar o vínculo institucional  dos autores, quando necessário. O conselho consultivo do Padict acompanhará a ação anualmente, conforme definido na Portaria n° 275/2023.

Mais detalhes sobre os pagamentos das APC constam na Portaria. Em breve, outras dúvidas poderão ser esclarecidas em ‘Perguntas e Respostas’ do Portal de Periódicos ou enviadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC). (Brasília – Redação CGCOM/CAPES) 
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES
Educação e Pesquisa

 

Registrado em: Notícias
Fim do conteúdo da página