Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

O Acervo

Acesso

Todos os servidores e discentes, a partir de seu ingresso na UFABC, são automaticamente cadastrados no sistema de gerenciamento SophiA Biblioteca, possibilitando, então, sua imediata participação em nossos serviços.

Pra que serve e o que é classificação?

Classificação é um sistema através do qual se organiza o conhecimento. Nas bibliotecas da UFABC utiliza-se o sistema de classificação conhecido como Classificação Decimal de Dewey (CDD - desenvolvida por Melvil Dewey em 1876 e constantemente atualizada até hoje pela Library of Congress, dos EUA). Essa classificação organiza o conhecimento em disciplinas para as quais são atribuídos números que irão identificá-las. Começa-se das centenas, e os assuntos das disciplinas, conforme vão ficando mais específicos, recebem dezenas e unidades variadas.

Com os números atribuídos aos assuntos dos livros, podemos organizá-los na biblioteca de modo a facilitar sua localização.

Dicas de busca

  • Digite o termo para a pesquisa (título, autor, assunto, editora, ISBN / ISSN, série e desc. compl.) e clique em pesquisar;
  • Escolhido o material, clique no botão exemplar para obter informações sobre disponibilidade, reservas e localização do item no acervo;
  • Para aperfeiçoar a pesquisa clique na aba busca combinada que é autoexplicativa e permite buscas mais específicas.
Registrado em: Sisbi
Fim do conteúdo da página