Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Serviços > Ficha catalográfica
Início do conteúdo da página

Ficha catalográfica

 

A ficha catalográfica na fonte é um elemento obrigatório segundo a norma ABNT NBR 14724/2011 (Trabalhos acadêmicos - Apresentação) para trabalhos acadêmicos e demais produções escritas, e é elaborada de acordo com as normas internacionais da segunda edição do Código de Catalogação Anglo-Americano (Anglo-American Cataloging Rules – AACR2). No caso de livros e outras produções escritas elas são obrigatórias conforme estabelecido pela Lei Federal 10.753/03, também conhecida como a Lei do Livro.

O Sistema de Bibliotecas da UFABC auxilia a comunidade acadêmica na elaboração de ficha catalográfica, conforme descrito abaixo:

 

FICHA CATALOGRÁFICA PARA TRABALHOS ACADÊMICOS

Para a ficha catalográfica que deve constar nos trabalhos acadêmicos exigidos como requisito parcial ou total para conclusão de cursos da UFABC (Trabalhos de Conclusão de Curso, Monografias de Especialização, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado), acesse o portal Central de Serviços do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFABC (https://nti.ufabc.edu.br/), e com seu login e senha institucional acesse e preencha o formulário eletrônico criado pelo SisBi para a geração eletrônica da ficha. No portal Central de Serviços você encontrará todas as explicações necessárias para o preenchimento do formulário; além disso, você pode acessar o Tutorial de Elaboração de Ficha Catalográfica para Materiais Acadêmicos.

 

FICHA CATALOGRÁFICA PARA LIVROS

A elaboração da ficha catalográfica de livros e outros tipos de publicações (anais, manuais, por exemplo), é feita pela equipe de bibliotecárias/os do SisBi e, para isso, é necessário o envio do arquivo completo da obra ou os seguintes elementos: folha de rosto, resumo, palavras-chave, sumário, quantidade total de páginas do livro.

Para solicitar esse serviço acesse o portal Central de Serviços do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFABC (https://nti.ufabc.edu.br/) e com seu login e senha institucional, acesse o formulário para o envio dos arquivos sinalizados. No portal Central de Serviços você encontrará todas as explicações necessárias para o preenchimento do formulário e o prazo para o atendimento desse serviço é de até 05 dias úteis.

 

Registrado em: Sisbi
Fim do conteúdo da página