Sistema de Bibliotecas

Universidade Federal do ABC

Horário de funcionamento: 

De segunda a sexta-feira das 08h às 22h e aos Sábados das 08h às 13h30.

 

Biblioteca Santo André:

Avenida dos Estados, 5001
Bairro Santa Terezinha - Santo André
CEP: 09210-580
Telefone: (11) 4996-7933
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.  

 

Biblioteca São Bernardo do Campo:

Alameda da Universidade, s/nº
Bairro Anchieta - São Bernardo do Campo
CEP: 09606-045
Telefone: (11) 2320-6200
E-mail:
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

Informações gerais sobre o Sistema de Bibliotecas:

Telefone: (11) 4996-7930

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.    

  

Biblioteca Universitária 

Registro CRB/8 3706

Siga-nos

Sophia Scielo   __ 
fapesp ibict2    
capestv periodicos    
cnpq comut    
springer dominpub    

ebscoebooks

     
 

 


  

Teses e Dissertações

Você pode acessar todas as Dissertações e Teses cadastradas no Catálogo Sophia e também pela BDTD-IBICT através do RSS (link) ou da própria BDTD (http://bdtd.ibict.br/vufind/

Veja também o Tutorial de busca na BDTD UFABC

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFABC (BDTD UFABC) disponibiliza, desde 2006, em formato eletrônico, os textos completos em formato pdf das teses de doutorado e dissertações de mestrado dos Programas de Pós-Graduação defendidas na Universidade. 

A partir de janeiro de 2016 os trabalhos também começaram a ser disponibilizados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). 

Estas ferramentas garantem uma maior visibilidade à produção intelectual da UFABC, possibilitando o aprimoramento do acesso às informações originárias das pesquisas desenvolvidas na universidade de forma mais rápida e fácil, permitindo a difusão para um maior número de usuários.

Para fazer o depósito dos trabalhos, é necessário preencher e assinar um termo de autorização de divulgação de trabalhos técnicos científicos (link abaixo) e entregá-lo diretamente à secretaria da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, juntamente com uma cópia impressa e digital (CD) do trabalho.

Formulário de autorização

A partir de 2015, o Sistema de Bibliotecas também passou a disponibilizar, em seu acervo físico, todas as Teses e Dissertações impressas. Elas estão classificadas de acordo com a CDD (Classificação Decimal de Dewey) e separadas do acervo geral da biblioteca do campus Santo André.

De acordo com a autorização feita pelo autor, as teses e dissertações liberadas para acesso público ficam disponíveis para consulta e empréstimo. Para os demais casos (acesso apenas para a Comunidade UFABC ou acesso totalmente restrito), os trabalhos estão armazenados fora do acervo circulante. Assim, para consultar os materiais impressos que não estiverem disponíveis no acervo, o usuário deverá consultar a biblioteca para verificar a possibilidade de acesso ao material. Lembramos que, nesses casos, só poderão ser liberados para consulta os trabalhos em que o autor autorizou o acesso da Comunidade UFABC (o usuário precisará apresentar identificação e poderá consultar o material apenas localmente, sem emprestá-lo).

 

Ficha catalográfica 

Nos casos de trabalhos que seguem as normas da ABNT, o procedimento para obtenção da ficha catalográfica se encontra no link:

Solicitação de ficha catalográfica